quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Braço robótico controlado pela mente detecta objetos, vibração, tempetatura e mudanças de pressão

Alguns cientistas dos Estados Unidos conseguiram criar um novo modelo de prótese de braço robótico que é controlado pelo pensamento, além de oferecer um melhor controle sobre a pressão dos dedos e enviar a sensação de temperatura, vibração e até mudanças de pressão em alguma parte do membro.
Prótese robótica controlada pela mente (Foto: Divulgação)Prótese robótica  (Foto: Divulgação)
Este desenvolvimento não apenas coloca a humanidade mais próxima de um futuro com partes controladas por dispositivos eletrônicos, mas também abre uma porta para aqueles que, por algum motivo, perderam os movimentos do braço ou perderam o mesmo. O projeto foi financiado pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA, em inglês) e foi conduzido por cientistas e pesquisadores na Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.
Este braço é um dos mais avançados em todo o mundo, quando se trata de prótese avançada para membros. De acordo com o projeto, este braço consegue se mover livremente em 27 graus e tem a capacidade de sentir diferenças de temperatura, tato, pressão e até vibração. O melhor de tudo é que a prótese é controlada pela própria mente do seu usuário, que passa as informações de movimento da mesma forma que enviaria ao braço comum.
O projeto, que ganhou o nome de Modular Prothetic Limb, ainda está em sua fase inicial, apesar do produto está bem acabado. Já os primeiros testes em humanos devem começar em algo próximo de dois anos, quando cinco voluntários com danos na coluna vão utilizar por algum tempo o braço robótico. Esta evolução é fantástica, mas dá medo em pensar que este mesmo braço também pode ser utilizado para guerras ou algo similar. Confira abaixo o vídeo em inglês que traz o desempenho da prótese robótica:

Via: Dvice

Nenhum comentário:

Postar um comentário