segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A incrível evolução dos videogames 2

Como o prometido no primeiro post da série, nós vamos falar mais um pouco sobre a história e a evolução dos games.
Hoje contaremos como surgiu o videogame, qual foi o primeiro jogo e o primeiro console da história.
Primeiro jogo

O primeiro game da história foi uma gambiarra desgraçada.
Alguns militares americanos estavam entediados, sem terem muito que fazer, então eles resolveram dar um modificada em um osciloscópio, criando assim o primeiro jogo da história, chamado “Tennis for Two”. Ele era uma tentativa bem tosca de simular uma partida de tênis, mas devido as limitações do equipamento o game não era lá essas coisas.
Logo depois do “Tennis for Two”, surgiu outro game que marcou seu tempo: Spacewar!


Ele foi criado por estudantes do MIT, com intenção de mostrar a capacidade do novo computador da escola. As instruções que eles receberam foram: crie algo que seja interessante, interativo e que mostre toda a capacidade do computador.
Seguindo essas instruções, surgiu o SpaceWar! Pesando incríveis 2KB.
Esses dois jogos citados acima foram os precursores do videogame, mas não chegaram, na época de sua criação, as mãos do grande público, pois o equipamento necessário para rodá-los era extremamente caro e grande.
Então, dez anos mais tarde surgiu…
Primeiro console

Enfim, depois de muito tempo e diversas pesquisas, surgiu o primeiro videogame comercial da história. Ele foi lançado em 1972, mas vinha sendo desenvolvido por Ralph Bauer desde 1949.

Uma grande sacada, ele só conseguiu vende-lo para uma grande empresa no ano de 1969. Foi a partir desse momento, quando a Magnavox adquiriu os direitos do que viria a ser o videogame, que se iniciou o trabalho de adaptação e criação do Odyssey. Três anos após a compra, a Magnavox lançava o primeiro videogame comercial da história, que tinha apenas 2 jogos: “Tennis” e “Hockey”.
Infelizmente o console não fez muito sucesso, vendendo apenas 100 mil unidades.
Mesmo assim, o Odyssey entrou para história, sendo o pioneiro no ramo dos games e mudando osrumos da tecnologia.



Apesar de nunca ter sido líder de mercado, o Odyssey perdurou até a 1977.
No próximo post falaremos sobre o grande bicho papão dos anos 70 e 80, o invencível Atari, o primeiro grande sucesso comercial dos jogos eletrônicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário